quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Síntese do texto a comunicação dos resultados da avaliação escolar de Maria celina. Pretende passar a ideia de como deve ser feita a comunicação dos resultados das avaliações para alunos, escolas e família. Percebe-se o cuidado que o educador deve ter ao fazer a comunicação, pois o uso inadequado desses resultados pode causa constrangimento, e dificultar o processo de aprendizagem do aluno.     




A COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO ESCOLAR (síntese)
O texto a comunicação dos resultados da avaliação escolar mostra como as questões relacionadas á comunicação dos resultados da avaliação escolar são tratadas, muitas vezes como se fosse o centro de problemáticas do processo avaliativo.
Alguns professores avaliam de forma tradicional o que muda é só a forma de dar o parecer que é descritivo, isso acontece pela exigência escolar, mas isso não significa que mudou a forma de avaliar, pois não é só mudando a forma de expressar o resultado da avaliação que se tem uma nova forma de avaliar.
Outros professores já avaliam dentro de uma concepção inovadora, mas atribuem nota também pela a exigência escolar. Contudo isso as mudanças em relação a avaliação, devem ser mais profundas do que simplesmente mudar a forma de expressar os resultados.
Se as habilidades dos alunos são amplas, não tem necessidade de expressar os resultados da avaliação de uma forma rígida. O uso que os professore, a escola e os pais fazem desses resultados, podem influenciar na autoestima e na motivação do aluno. Primeiramente é necessária fazer uma reflexão e uma discursão sobre o qual a importância da avaliação, e principalmente qual a finalidade que se atribui a ela.
O principal objetivo do professor, ao analisar o desempenho do aluno, não é julgar o grau de êxito ou fracasso dele, mas dar-lhe as informações do que precisa para compreender e para corrigir seus erros. Quando isso acontece aos pouco estão preparando esses alunos para o desenvolvimento da autonomia em relação a qualificação de suas ações.
Se os registros das avaliações forem utilizados apenas para serem entreguem na secretaria para compor o currículo escolar dos alunos, e para informar aos pais as situações dos seus filhos, é melhor expressar através de notas. Pelo fato deles terem mais facilidades de lidar com números do que com parecer ou conceitos.
A forma mais utilizada para comunicar os resultados da avaliação é a nota: a nota na maioria das vezes é a forma dos alunos estudarem, e forma dos pais acompanharem o desenvolvimento escolar dos seus filhos.
Atualmente existem grandes criticas e discursões para que se haja substituição de outras formas de acompanhamento escolares dos alunos, como se isso fosse essencial para as mudanças necessária da avaliação.
Outra forma de comunicar os resultados da avaliação escolar é através de conceitos ou menções, que são mais amplos que as notas. Se o resultado da avaliação é expresso através de conceito ou menção, ele não fica tão vinculado á avaliação quantitativa, como, aparentemente, fica a nota.
A comunicação descritiva é a forma mais aceita pelos administradores da educação atualmente. Através dele é possível um melhor conhecimento da evolução do avaliando em seu processo de aprendizagem, pois descrevem o que já foi alcançado, e o que falta para serem superado.
Essa forma de comunicar os resultados da avaliação gera desdobramento não só na forma de avaliar do professor, mas, sobretudo, na sua forma de desenvolver toda a ação docente. A finalidade do parecer é esclarecer sobre a situação do avaliando e facilitar os encaminhamentos na continuação do processo.
Devem expressar avanços, conquistas, descobertas e, também, os aspectos em que são requeridos novos desafios ao aprendiz. A expressão dos resultados através de parecer descritivo, quando bem feito, favorece e da, encaminhamento a sequência do trabalho.
É necessário que se pense nos professores que tem duzentos, ate seiscentos alunos, muitas vezes em escolas diferentes. É preciso pensar nas dificuldades que essa forma de comunicar os resultados pode acarretar para esses professores.
Essas questões, que são polemicas dentro da escola, necessitam ser discutidas com aqueles que estão envolvidos, para se levantar alternativa de solução. É importante que se pondere que os professores não foram preparados para avaliar e expressar os resultados, como é exigido hoje.
Os portfolios e os registros pessoais são formas de comunicação dos resultados que podem ser usadas entre os professores de escolas de educação básica como um modo de coletar e selecionar o trabalho dos alunos, comunicar seus sucessos a eles próprios, a seus professores e a seus pais.
Os registros pessoais e portfolio oferecem uma variedade mais ampla de êxitos ao aluno do que as comunicações através de outros resultados.
Os resultados das avaliações que ocorrem durante o processo, com a finalidade de ajudar a melhorar as aprendizagens, são provisórios, pois cada momento avaliativo em que o professor constata alguma dificuldade pode orientar o aluno para vencê-la, trabalhando novamente o assunto, fazendo uma nova avaliação e desconsiderando os resultados anteriores.
Diante de todas as considerações apresentada a comunicação de resultados pode se dar através de nota, conceito, menção, parecer descritivo e portfolio, aos quais a escola está “presa”, pelo regimento escolar em vigor, mas devem ser complementadas através de comentários descritivos que esclareçam quais as reais condições do aluno, naquela etapa, frente ao que foi proposta.



Referencia: A comunicação dos resultados da avaliação escolar. MELCHIOR, Maria Celina. A comunicação dos resultados da avaliação escolar. In: MELCHIOR, Maria Celina Da avaliação dos saberes á construção de competências. 2. Ed. Novo Hamburgo. Premier, 2008.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário