Ao lermos o seguinte texto e compararmos com o nosso sistema de ensino, percebemos que este não muda a muito tempo, e isto na realidade só tem atrapalhado o processo de aprendizagem, devemos pensar que a sociedade vive em contantes mudanças, e por isto o sistema de ensino também deve mudar sua maneira de passar conteúdo, sua didática, e também suas avaliações, para que assim tiremos uma bagagem maior de conhecimento.
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Em pleno século XX,
um grande professor do século passado voltou à Terra e, chegando à sua cidade,
ficou abismado com o que viu: as casas altíssimas, as ruas pretas, passando
umas sobre as outras, com uma infinidade de máquinas andando em alta
velocidade; o povo falava muitas palavras que o professor não conhecia (poluição,
avião, metrô, televisão...); os cabelos de umas pessoas pareciam com os do
tempo das cavernas e as roupas deixavam o professor ruborizado.
Muito surpreso e preocupado com a mudança, o professor visitou a cidade inteira e cada vez compreendia menos o que estava acontecendo. Na igreja, levou susto com o padre que não mais rezava em latim, com o órgão mudo e um grupo de cabeludos tocando uma música estranha. Visitando algumas famílias, espantou-se com o ritual depois do jantar: todos se reuniam durante horas para adorar um aparelho que mostrava imagens e emitia sons. O professor ficou impressionado com a capacidade de concentração de todos: ninguém falava uma palavra diante do aparelho.
Cada vez mais desanimado, foi visitar a escola – e, finalmente, sentiu um grande alívio, reencontrando a paz. Ali, tudo continuava da mesma forma como ele havia deixado: as carteiras uma atrás da outra, o professor falando, falando... e os alunos escutando, escutando, escutando...
Muito surpreso e preocupado com a mudança, o professor visitou a cidade inteira e cada vez compreendia menos o que estava acontecendo. Na igreja, levou susto com o padre que não mais rezava em latim, com o órgão mudo e um grupo de cabeludos tocando uma música estranha. Visitando algumas famílias, espantou-se com o ritual depois do jantar: todos se reuniam durante horas para adorar um aparelho que mostrava imagens e emitia sons. O professor ficou impressionado com a capacidade de concentração de todos: ninguém falava uma palavra diante do aparelho.
Cada vez mais desanimado, foi visitar a escola – e, finalmente, sentiu um grande alívio, reencontrando a paz. Ali, tudo continuava da mesma forma como ele havia deixado: as carteiras uma atrás da outra, o professor falando, falando... e os alunos escutando, escutando, escutando...
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